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DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PELA ITAIPU BINACIONAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LEGITIMIDADE
Francielle Rodrigues Voltarelli, Arlos Eleodoro Seixas Risden Junior, Aládio Zanchet

Última alteração: 2017-05-18

Resumo


O estudo analisa, sob a ótica da Teoria da Legitimidade, como a empresa Itaipu Binacional se utiliza da evidenciação socioambiental para gerenciar sua legitimidade social. Identificou-se as estratégias de legitimidade, de acordo com a tipologia de Suchman (1995), que são evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade da Itaipu Binacional no período de 2011 a 2015. Verificou-se se a empresa visa ganhar, manter ou recuperar a legitimidade, a forma como isso ocorre, se de maneira pragmática, moral ou cognitiva e quais estratégias utilizadas para esse fim. A pesquisa tem caráter exploratório, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo documental. Os resultados permitem concluir que a empresa se utiliza da divulgação de informações sociais e ambientais como instrumento para gerenciar sua legitimidade social. Identificou-se um elevado grau de evidenciação das estratégias de legitimidade em todas as tipologias sugeridas por Suchman, com predominância da estratégia cognitiva, seguida pela pragmática e moral, respectivamente. De maneira geral, a empresa busca popularizar e padronizar seus modelos, cooptar integrantes, vincular-se a instituições visando apoio para desenvolver diversas ações sociais e ambientais e demonstrar que produz resultados adequados para a sociedade.


Palavras-chave


Evidenciação. Responsabilidade social. Legitimidade.

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