Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo é avaliado pelo sistema "double blind review", por dois avaliadores ad hoc, com título de Doutor e experiência na área a que se refere o texto.

Esta fase destina-se a estimular um diálogo construtivo entre avaliadores e autores, visando a melhoria da qualidade do artigo submetido para posterior submissões em periódicos.

As sínteses dos pareceres são disponibilizadas ao(s) autor(es).

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Política de Acesso Livre

Auto-arquivamento pelo Autor

Autores tem permissão e são encorajados a submeter seus documentos a sites pessoais ou portais institucionais, antes e após sua publicação nesta conferência (oferecendo uma referência bibliográfica do item).

 

Palestrantes do 3º CCGUnB

Stephen Harland Penman

CPA, Professor na Universidade Columbia, Nova Iorque, EUA, onde ensina contabilidade financeira. Pesquisador na área de estratégia do investimento e value investing. Possui publicações nos periódicos Journal of Finance, Journal of Accounting Research, Journal of Accounting and Economics, Review of Accounting Studies . Co-editor do periódico Review of Accounting Studies.

Mais informações: http://www8.gsb.columbia.edu/cbs-directory/detail/shp38

 

Wai Fong Chua

Professora na Universidade de Sidney, Austrália. Conhecida internacionalmente pelas pesquisas sobre a contabilidade gerencial como uma prática social e organizacional utilizando métodos qualitativos. Possui publicações nos periódicos Accounting, Organizations and Society, The Accounting Review and Contemporary Accounting Research. Faz parte do conselho editorial do periódico Accounting, Organizations and Society.

Mais informações: http://sydney.edu.au/business/staff/waifong.chua

 

David Cooper

Professor na Universidade de Alberta, Canadá. Pesquisador na área da regulação da contabilidade e contadores, assim como na perspectiva crítica da contabilidade. Possui publicações nos periódicos Accounting, Organizations and Society, Critical Perspectives on Accounting, European Accounting Review. Faz parte do conselho editorial do periódico Accounting, Organizations and Society.

Mais informações: https://www.ualberta.ca/business/about/contact-us/school-directory/david-cooper

 

Peter F. Pope

Professor na London School of Economics and Political Science, Inglaterra. Pesquisador na área de contabilidade financeira, risco e análise fundamentalista. Em 2008, ganhou o prêmio de melhor artigo pela Seção de Contabilidade e Relatórios Financeiros da Associação Americana de Contabilidade Instituto de Pesquisa de Investimentos Quantitativos. Possui publicações nos periódicos European Financial Management, Contemporary Accounting Research, Review of Accounting Studies.

Mais informações: http://www.lse.ac.uk/accounting/People/profiles/Pope.aspx

 

Pedro Demo

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780432E5

Otávio Ribeiro de Medeiros

Graduado em Engenharia Mecânica (PUC-RJ); Mestre em Administração, concentração em Finanças (UFRJ/COPPEAD); Mestre em Economia, concentração em economia monetária (Universityof London, BirkbeckCollege, Reino Unido); PhD em Economia (Universityof Southampton, Reino Unido); Pós-doutorado em Finanças (pesquisador visitante) na Nottingham Trent University, Reino Unido. É professor da UnB desde 2002 e, desde 2005, professor titular desta universidade. Áreas de atuação: finanças, econometria, econometria financeira, finanças corporativas, métodos quantitativos em contabilidade, instituições financeiras e matemática financeira. Foi recentemente citado como o pesquisador com maior volume de publicações no Brasil na área de Finanças no período 2003-2012( http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1432.pdf).

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6201130063725097

 

Palestrantes do 2º CCGUnB

Yves Gendron

CPA, Professor titular de contabilidade na Universidade Laval, Quebec, Canadá, onde ensina auditoria, governança e metodologia da pesquisa. Pesquisador nas áreas de administração pública, governança corporativa, epistemologia da pesquisa em contabilidade, dentre outras.Possui mais de 50 artigos publicados em periódicos, tais como, Accounting, OrganizationsandSociety, ContemporaryAccountingResearch, OrganisationStudies e Critical Perspectives onAccounting.Co-editor chefe do periódico Critical Perspective onAccounting. Membro do conselho editorial de váriosperiódicos, incluindoAccounting, Organizations and Society, Accounting, Auditing & Accountability Journal e European Accounting Review.

Outras Informações: http://www4.fsa.ulaval.ca/wp-content/uploads/2015/06/YGendronCVANGLAIS.pdf

 

Cheryl R. Lehman

Professora na Universidade Hofstra, Nova Iorque, EUA, onde ensina contabilidade, tributos e legislação empresarial. Pesquisadora nas áreas de políticas públicas, regulação, ética e gênero. PossuipublicaçõesnosperiódicosAccounting, Organizations and Society; Accounting, Auditing, and Accountability; Advances in Public Interest Accounting; Critical Perspectives on Accounting, entre outros. Editora-chefe do periódicoAdvances in Public Interest Accounting e editoraassociada noCritical Perspectives on Accounting. Faz parte do conselho editorial dos periódicosAccounting, Auditing and Accountability, Accounting Forum, Gender Work and Organization and Pacific Accounting Review. É autora do livro Accounting'sChanging Role in Social Conflict, que já foi traduzido para o japonês e coreano.

Outras informações: http://www.hofstra.edu/faculty/fac_profiles.cfm?id=854

 

José Elias Feres de Almeida

Atualmente é Visiting Faculty/Researcher na University of Texas, Dallas, EUA. Possui Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP 2010). Foi visiting professor na UniversitätHohenheim (Alemanha, Stuttgart set./out. 2013). É professor adjunto III da UFES/Departamento de CiênciasContábeis, ministrando aulas na graduação e nos programas de mestrado em Ciências Contábeis e Gestão Pública, e Doutorado em Ciências Contábeis da UFRJ. Possui certificação ICVS (InternationalCertifiedValuationSpecialist). É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Editor do periódico Advances in ScientificandAppliedAccounting (ASAA) e avaliador de periódicos e congressos nacionais e internacionais. Coordena o grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Qualidade da Informação Contábil (GEQIC) e é pesquisador dos grupos Modelos Multivariados Aplicados às Ciências Sociais - USP, Finanças e Governança Corporativa - UFES e Contabilidade e Finanças - UFES todos registrados no CNPQ. Possui interesse em pesquisas sobre qualidade da informação contábil, impactos dos IFRS, IFRS para Pequenas e Médias Empresas e IPSAS (Contabilidade Pública) no ambiente brasileiro e internacional, manipulação da informação contábil, avaliação de empresas utilizando números contábeis (accounting-basedvaluationmodels) e governança corporativa. É autor de artigos publicados nacional e internacionalmente e coordenador e autor dos livros Contabilidade das Pequenas e Médias Empresas e Fundamentos de Contabilidade para os Negócios.

Outras informações: http://lattes.cnpq.br/0351268814121118

 

Renê Coppe Pimentel

Pós-Doutorado (2014/15) pela Copenhagen Business School (CBS), Dinamarca. Doutor (2009), Mestre (2006) e Bacharel (2003) em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). VisitingResearcher na Universityof Southampton (UK) em 2009. Atualmente, é Professor da Universidade de São Paulo. Autor dos Livros "Curso de Contabilidade para Gestores, Acionistas e Outros Profissionais", que recebeu o Prêmio de Excelência em Convergência Contábil pela Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo em 2013, e "Curso de Mercado Financeiro". Tem experiência em instituições financeiras nas áreas de Contabilidade Societária e Controladoria de operações de tesouraria e investimentos societários e na implantação de sistemas informatizados de gestão de empresas. Atua especialmente em ensino e pesquisa em Contabilidade Financeira (Market-basedAccountingResearch), Análise Financeira e Avaliação por Lucros Residuais.

Outras Informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177232D6

 

Reinaldo Guerreiro

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Professor Titular da FEA-USP, ministrando aulas nos cursos de graduação e pós-graduação. Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP. É membro das seguintes associações profissionais: American AccountingAssociation, EuropeanAccountingAssociation, ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA por duas gestões e foi Diretor da FEA-USP. Pesquisador do CNPq desde 2005, e líder do Grupo de Pesquisas Controladoria e Gestão Econômica, desenvolvendo pesquisas na área de Contabilidade Gerencial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6802068778750901

 

Otávio Ribeiro de Medeiros

Graduado em Engenharia Mecânica (PUC-RJ); Mestre em Administração, concentração em Finanças (UFRJ/COPPEAD); Mestre em Economia, concentração em economia monetária (Universityof London, BirkbeckCollege, Reino Unido); PhD em Economia (Universityof Southampton, Reino Unido); Pós-doutorado em Finanças (pesquisador visitante) na Nottingham Trent University, Reino Unido. É professor da UnB desde 2002 e, desde 2005, professor titular desta universidade. Áreas de atuação: finanças, econometria, econometria financeira, finanças corporativas, métodos quantitativos em contabilidade, instituições financeiras e matemática financeira. Foi recentemente citado como o pesquisador com maior volume de publicações no Brasil na área de Finanças no período 2003-2012( http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1432.pdf).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6201130063725097

 

Palestrantes do 1º CCGUnB

Prof. A. Rashad Abdel-Khalik

Mestrado em Economia, PhD em Contabilidade

Atualmente, professor na UIUC – Universityof Illinois at Urbana-Champaign, EUA, onde também é o diretor do CIERA – Center for InternationalEducationandResearch in Accounting, Departamento de Contabilidade, UIUC. Pesquisas publicadas em top journals nas áreas de Risco e Hedge Accounting.

 

Prof. Mahmoud Ezzamel

PhD em Contabilidade

Atualmente, professor na Universityof Cardiff, Reino Unido. Pesquisas importantes nas áreas de Contabilidade Comportamental, Contabilidade no Setor Público e História da Contabilidade.

 

Prof. Jan Mouritsen

PhD em Contabilidade

Atualmente professor na Copenhagen Business School – Dinamarca, onde é o Chefe do Departamento de Gestão Operacional. Professor visitante em importantes universidades estrangeiras, várias pesquisas publicadas em top journals mundiais.

 

Prof. Suresh Radhakrishnan

Mestrado em Estatística, PhD em Contabilidade

Atualmente, Diretor de Pesquisa do InstituteofExcellence in Corporate Governance da Universityof Texas at Dallas. Pesquisas publicadas nos principais journals mundiais da área de contabilidade.

 

 

 

Coordenadores de Área - 3º CCGUnB

 

AT1 - Auditoria e Perícia

Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama

RESUMO CURRÍCULO

Possui graduação em Ciênciais Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1974), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela University of Otago (2005).Em 2014 iniciou seu segundo pós doutorado nas Universidade de Coimbra e no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE em (Portugal tendo concluído em 2015.. Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília lecionando em cursos de graduação e pós graduação.(mestrado e doutorado). Fez parte da Diretoria Executiva da ANPCONT - Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis por 4 mandatos ( 2007-2013). Editor-Chefe do periódico CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA, (2011-2014)..É consultor ad hoc da CAPES e do CNPQ, revisor de periódicos nacionais e internacionais. Atuou como consultor ad hoc do MEC e na Comissão de Especialistas de Ensino do Exame Nacional de Cursos e do ENADE NACIONAL. Autor e co-autor de livros TEORIA DA CONTABILIDADE, TEORIA AVANÇADA DA CONTABILIDADE, CONTABILIDADE INTERNACIONAL, CONTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS entre outros. Tem experiência na área de Ciências Contábeis. Atua principalmente nos seguintes temas: evidenciação contábil, Contabilidade Internacional, Contabilidade de Instituições Financeiras e Teoria da Contabilidade .É bolsista de produtividade de pesquisa Nivel 2, desde 2014.

AT2 - Educação e Pesquisa em Contabilidade

Prof. Dr. Carlos Renato Theóphilo

RESUMO CURRÍCULO

Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA / USP. Professor-pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE). Professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI / USP). Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Membro do Conselho de Política Editorial da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) (mantida pela Fundação Brasileira de Contabilidade). Membro do Corpo Editorial Científico da Revista Contabilidade e Finanças (USP). Membro do Corpo Editorial Científico da Revista Contabilidade Vista e Revista (UFMG). Avaliador ad hoc de diversos periódicos e eventos científicos. Participante de grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ. Palestrante em eventos com temáticas relacionadas à pesquisa e à produção científica em Ciências Contábeis. Co-autor de livro de Metodologia da Pesquisa e co-coordenador de livro de Pesquisa Operacional. Atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Contábeis, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico. Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Métodos Quantitativos.

AT3 - Contabilidade Financeira

Prof. Dr. Ilírio José Rech

RESUMO CURRÍCULO

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP (2012) com tese defendia na área de mensuração de ativos biológicos. É Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília (UnB - 2006), Graduado e pós Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993, 2002). Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás - UFG e professor permanente do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFG e do programa de Mestrado e Doutorado da FACIC/UFU. É editor associado da Revista de Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) e revisor de diversos periódicos do Brasil entre eles a Revista ABCustos, Universo Contábil, Ambiente Contábil, Revista de Contabilidade e Finanças. Foi Membro da comissão de exames de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e Fiscal contador do CRC MT. Tem experiência na área de consultoria em atividades agropecuárias e adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Participa em projetos de avaliação de empresas na equipe da Funape/UFG. Coordena curso de pós graduação e pesquisas de iniciação científica financiadas pela FAPEMIG, FUNAPE, UFU e UFG nas áreas de avaliação de empresas e de adoção das IFRS aplicadas a empresas rurais, além de atuar no ensino de pós graduação nas áreas de Contabilidade Societária, Análise financeira e econômica, Planejamento e Contabilidade Internacional.

AT4 - Contabilidade e Finanças

Prof. Dr. Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão

RESUMO CURRÍCULO

Possui doutorado (2013-2016 - UnB/UFPB/UFRN), mestrado (2011-2012 - UnB/UFPB/UFRN) e graduação (2007-2010 - Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes) em Contabilidade. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Finanças e Contabilidade, nos cursos de graduação e pós-graduação), onde é Editor Geral da Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin), coordena o Projeto de Extensão Olimpíada Interna de Contabilidade e o Projeto de Monitoria em Finanças Quantitativas, além de orientar alunos de PIBIC e manter os blogs Contabilidade & Métodos Quantitativos (contabilidademq.blogspot.com) e Finanças Aplicadas Brasil (financasaplicadasbrasil.blogspot.com). É vice-coordenador do Projeto Sala de Ações (Departamento de Economia) e tem experiência com avaliação de empresas, análise fundamentalista e seleção de carteiras.

AT5 - Contabilidade e Governança

Prof. Dr. Diogo Henrique Silva de Lima

RESUMO CURRÍCULO

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007) e Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis - PPGCCon - da UFRN. Possui trabalhos publicados nos seguintes temas: Contabilidade Comportamental, Finanças Comportamentais, Finanças Corporativas, Análise das demonstrações Contábeis e Contabilidade Gerencial.

AT6 - Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informação

Prof. Dr. Márcio Luiz Borinelli

RESUMO CURRÍCULO

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor no Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade de São Paulo (USP). É Coordenador Adjunto do CMS Lab, Laboratório de Gestão Estratégica de Custos vinculado à FEA/USP. É coautor do livro Contabilidade para Gestores, Analistas e Outros Profissionais, publicado pela Editora Atlas. É Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Custos (ABCustos) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, de Custos e Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade gerencial, controles de gestão e gestão estratégica de custos.

AT7 - Contabilidade do Setor Público

Profª Drª Diana Vaz de Lima

RESUMO CURRÍCULO

Contadora, mestre em administração e doutora em ciências contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. É professora de contabilidade pública do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCont da Universidade de Brasília - UnB. Atuou durante 15 anos no Governo Federal, exercendo cargos de direção e assessoramento em execução orçamentária e financeira, inspeção e controle e contabilidade aplicada aos regimes próprios de previdência social. De 2004 a 2015, foi membro do grupo assessor do Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade. Em 2014 foi indicada como diretora de ensino e pesquisa da academia de ciências contábeis do Distrito Federal - ACiConDF, e desde junho de 2016 é Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Contadores Públicos - ABCP. Suas pesquisas são desenvolvidas na área de contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade pública internacional e contabilidade do setor previdenciário.

AT8 - Contabilidade e Sociedade

Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo

RESUMO CURRÍCULO

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP (2009), Mestre em Gestão Empresarial pela Ebape-FGV(2003), Master em Direito Tributário (LLM) pelo Insper-SP (2011). Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura-FUMEC (1986) e graduação em Direito pela Universidade Paulista (2005). Professor de Pós Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Management), do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras(FIPECAFI), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unicamp (Marília-SP). Avaliador de artigos dos Congressos USP de Contabilidade, do Congresso ANPCONT e do Congresso Enanpad. Avaliador dos periódicos Contabilidade & Financas, Contexto, Repec, Contalbidade Gestão e Governança e JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management. Atualmente atua como Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Tem experiência na área de Administração e Direito, com ênfase em Administração Pública, Financeira, Contabilidade, auditoria e Gestão Tributária.

 

Coordenadores de Área - 2º CCGUnB

 

Consórcio Doutoral - Informações para submissão de manuscritos

3º CONGRESSO UnB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA

CONSÓRCIO DOUTORAL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

O Consórcio Doutoral do 3º Congresso UnB de Contabilidade e Governança foi concebido como um espaço de interação entre doutorandos e pesquisadores da área de Ciências Contábeis e Atuariais, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens doutores.

O Consórcio Doutoral consiste em uma oportunidade para a apresentação e discussão de projetos de teses de doutorado com potencial de aprimorar sua qualidade e, consequentemente, seu potencial de publicação.

O evento enfatizará a aplicação de pesquisa em quatro subáreas da ciência contábil, quais sejam, contabilidade gerencial, contabilidade do setor público, contabilidade e governança, e contabilidade financeira e finanças.

Ao conceber o evento como parte do 3º Congresso, pretende-se aumentar o impacto das discussões e, assim, potencializar as contribuições para os projetos selecionados. Com efeito, além das sessões específicas previstas, os contatos com pesquisadores de cada área poderão ser realizados durante todo o período do 3º Congresso.

Ao final das discussões espera-se que os participantes tenham obtido direcionamentos para o aprimoramento de seus projetos de pesquisa, sobretudo no que diz respeito as questões relacionadas à formulação das hipóteses de pesquisa e à metodologia apropriada à questão de pesquisa do participante.

Público-Alvo: A submissão de projetos ao Consórcio Doutoral é direcionada a um público-alvo específico: os alunos de Doutorado dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis.

Formato do Evento: Estão previstas duas sessões paralelas, de 3 horas e 30 minutos cada, com 7 apresentações de até 15 minutos, seguido de período de arguição e debates de até 20 minutos.

Forma e Preparação de Manuscritos: Os projetos submetidos deverão conter os seguintes elementos: (1) Resumo, de no máximo uma página, contendo o título do trabalho, a subárea (contabilidade gerencial, contabilidade do setor público, contabilidade e governança, e contabilidade financeira e finanças) a que pertence de 3 a 5 bullet points que resumem os principais objetivos e resultados (se for o caso) da pesquisa e uma lista de no máximo 6 palavras-chave; (2) Introdução, de no máximo 1 página, contendo relevância`, questões de pesquisa e contribuição esperada; (3) Teoria, de no máximo 3 páginas, contendo revisão da literatura e modelo de pesquisa; (4) Método, de no máximo 3 páginas, contendo os elementos básicos da metodologia de pesquisa. O texto deverá obedecer à seguinte formatação: Folha A4; Fonte Times New Roman, tamanho 12; Parágrafo anterior e posterior “0” pontos, entre linhas “1,5”, alinhamento justificado; Margens esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm. As referências bibliográficas devem ser citadas no corpo do artigo com indicação do sobrenome do(s) autor(es), ano e página de publicação, listadas conforme a norma APA. Junto ao projeto o candidato deverá submeter uma carta de concordância do orientador. Essa carta deverá ser inserida no sistema como documento suplementar.

Avaliação: Os manuscritos serão avaliados por um corpo de avaliadores ad hoc.

Programação: Submissão de 1º à 25 de setembro de 2017. Divulgação dos projetos selecionados em: 10 de outubro de 2017. Inscrição dos autores de 10 de outubro de 2017 até 31 de outubro de 2017.

Inscrição: Os doutorandos com projetos aceitos no Consórcio Doutoral deverão obrigatoriamente se inscreverem no Congresso como participante, caso não tenham artigos aceitos.

Submissões para o Consórcio Doutoral

 

Fast-track

 

Workshop

O 3º CCGUnB oferecerá três workshops* que ocorrerão conforme informações a seguir:


  • Workshop I – Pesquisa Qualitativa em Contabilidade 1

Theme: "Fundamentals of Qualitative Research"

 

Condutora: Wai Fong Chua (The University of Sydney)

CV: http://sydney.edu.au/business/staff/waifong.chua

Data e Horário: 29/11/2017 das 09:00 às 12:30h

Língua: Inglês. Com tradução simultânea.

 

  • Workshop II** – Pesquisa Qualitativa em Contabilidade 2

 

Theme: "Construction of accounting qualitative research course "

 

Condutor: David Cooper (University of Alberta)

CV: https://www.ualberta.ca/business/about/contact-us/school-directory/david-cooper

Data e Horário: 29/11/2017 das 14:00 às 17:30h

Língua: Inglês. Com tradução simultânea.

 

  • Workshop III** – Pesquisa Quantitativa em Contabilidade

 

Condutor: Otávio Ribeiro de Medeiros (Universidade de Brasília)

CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787664U2

Data e Horário: 29/11/2017 das 14:00 às 17:30h

Língua: Português.

 

Os congressistas nas modalidades autores e participantes não terão custo para participar do workshop.

 

Será aceita a participação de não congressistas nos workshops. Para tanto, o participante deverá se inscrever pagando uma taxa de R$ 50,00.

A inscrição para não congressista inclui o coffee break do dia 29.11.2017. Não há opção para o jantar do dia 29.11.2017. Não incluso o kit do congressista (pasta e materiais).

_______________

*Direcionado para doutores, mestres, doutorandos e mestrandos. O número de vagas é limitado. Portanto, a preferência será dada por ordem de inscrição.

** O participante não poderá se inscrever simultaneamente nos workshops II e III, pois ocorrerão no mesmo horário.

 

Clique Aqui para se Inscrever no 3º CCGUnB e no Workshop Clique Aqui para se Inscrever no Workshop - Não Congressista



Logos Site - Ano 2017-01-01

free web counter